10/12/2021

O que é o Marido de Aluguel e o quanto ele pode te ajudar nos problemas diários!

A necessidade de realizar reparos residenciais surge a todo momento. Sejam eles grandes ou pequenos, o fato é que não dá para ignorá-los por muito tempo (às vezes, por tempo nenhum!). Apesar do nome, o “marido” de aluguel pode ser chamado por qualquer um. Mas, você deve estar se perguntando: o que é marido de aluguel? Trata-se de um profissional capacitado para solucionar diversos problemas do lar: desde a instalação de um varal até a resolução de um problema na encanação, por exemplo.

Por esse motivo, não é sempre que o serviço pode ser feito por qualquer pessoa — há situações em que a contratação de um profissional, como um marido de aluguel, é essencial para que nada dê errado. Mas como encontrar um? Quais cuidados ter na hora da escolha? O que é marido de aluguel? O que faz um marido de aluguel? 

Para sanar essas e outras dúvidas acerca do assunto, confira este guia completo com tudo o que você precisa saber sobre marido de aluguel para contratar esse profissional!

O que é um marido de aluguel?

O marido de aluguel é um profissional capacitado para a prestação de serviços em diversas áreas com segurança. Ele consegue executar desde trabalhos mais simples, como colocação de cortinas, instalação de varais, pinturas e montagem e desmontagem de móveis, por exemplo, até os mais técnicos, como troca de chuveiro, instalação de torneira elétrica, pequenos reparos elétricos e hidráulicos etc. É por isso que esse profissional também é chamado de faz tudo. 

Quais os principais serviços prestados pelo marido de aluguel?

Agora que você já sabe o que é marido de aluguel, vamos aos serviços prestados por esse profissional faz tudo. São muitas as manutenções e instalações que podem ser realizadas por um marido de aluguel. No entanto, você sabe como se dá cada um deles? Listamos os principais abaixo. Confira!

Instalação de suporte para TV

Para realizar essa instalação, primeiro, é necessário ter certeza de que a parede a receber o suporte é de alvenaria. Depois, é preciso certificar-se de que não há tubulação no local em que o suporte será colocado.

Após, é preciso seguir alguns passos. O primeiro deles é marcar a distância entre o piso e a base da TV — para televisões de 50 a 56 polegadas, essa medida deve ser de 60 centímetros. Já para as TVs de 32 a 40 polegadas, a distância deve ser de 70 centímetros.

Depois, é necessário conferir quais parafusos são apropriados à porca interna do seu modelo de televisão e fixar os acessórios do suporte (carretel, arruela, calços) à TV. Por fim, deve-se marcar os locais nos quais os furão serão feitos, fazê-los na parede e posicionar a televisão.

Depois de tudo isso, não se esqueça de conferir se a TV está nivelada — pois não dá para assistir àquele filme com a imagem torta, não é? Mas, se o processo for muito complicado ou se você não tiver a habilidade ou as ferramentas necessárias, conte com um marido de aluguel!

Instalação de itens de banheiro 

O marido de aluguel também pode ajudá-lo a dar um up no banheiro: conte com ele para instalar algumas peças, como porta-toalhas, suporte de papel higiênico etc.

Pode parecer um serviço simples, mas lembre que o banheiro tem muitas tubulações e você não quer causar um vazamento no seu, certo?.

Instalação de máquina de lavar louça

Assim como a máquina de lavar roupas, a instalação da máquina de louças tem especificidades também, já que é necessário conectar mangueiras de abastecimento da água ao aparelho. Em caso de dúvidas, chame um profissional faz tudo para esse reparo residencial!

Limpeza de caixa d’água

Moramos em um país tropical e, por isso, é de extrema importância que a caixa d’água seja limpa duas vezes por ano. Antes de começar a limpeza, é preciso fechar o registro e anular a boia automática, para, então, esvaziar a caixa e iniciar o esfrega-esfrega.

Mas atenção: nesse processo, não use produtos químicos que possam contaminar a água. E, em caso de dúvidas, já sabe! Conte com um marido de aluguel!

Instalação de torneiras

Para instalar uma torneira, você precisará de um balde pequeno, uma chave de cano (contudo, uma chave normal ou um alicate podem funcionar), e também de silicone para vedação, ou massa adesiva, e fita veda rosca.

Depois, é necessário deixar a água correr para que todos os resíduos saiam e, então, ela deve ser desligada. A partir daí, será necessário desligar as mangueiras para religar as novas. Um marido de aluguel pode te ajudar com isso. 

Instalação de chuveiro elétrico

Um clássico quando pensamos em “marido de aluguel”! O serviço não é muito complicado. Confira alguns passos para realizar a troca ou instalar o chuveiro:

  • desligue a energia elétrica;
  • coloque a fita veda rosca na rosca de entrada de água do chuveiro;
  • instale um redutor de pressão;
  • encaixe o chuveiro;
  • conecte os fios (atenção às cores: azul claro – neutro; verde ou verde com amarelo – terra; vermelho, preto ou marrom – fase); (padrão da norma técnica, nem toda instalação segue o padrão de cores da norma) Ideal é sempre posuir uma chave de teste e saber utiliza-lá)
  • fixe os acessórios;
  • deixe fluir água por alguns segundos;
  • ligue a energia e teste as temperaturas.

Mesmo seguindo os passos, é importante frisar que, ao chamar o profissional para trocar o seu chuveiro, ele poderá também identificar se há algum problema por trás da queimadura do antigo, por exemplo. Então, se o aparelho está estragando com frequência, ainda vale contar com a visita de um marido de aluguel!

Instalação de ventilador de teto

A instalação de um ventilador mexe, diretamente, com a parte elétrica da residência. Por isso, não recomendamos que leigos tentem fazê-la. Além disso, há também a montagem do próprio ventilador, que, caso não saia conforme o planejado, pode danificar as peças. Então, contrate um profissional capacitado para realizar o trabalho sem riscos!

Instalação de tomadas e interruptores

Assim como o ventilador, a instalação de tomadas e interruptores também está ligada à eletricidade, então, todo cuidado é pouco. Para não correr riscos de segurar fios desencapados ou segurar dois ao mesmo tempo, busque o auxílio de um marido de aluguel.

Instalação de disjuntores

O disjuntor é um interruptor automático. Ou seja: identifica uma corrente de sobrecarga ou curto-circuito e corta esse circuito, de forma a impedir que equipamentos (ou o próprio circuito) sejam danificados. Por isso, é uma figurinha carimbada em procedimentos elétricos.

Contudo, vale lembrar, mais uma vez, que choques elétricos podem ser fatais. Dessa forma, chame um profissional capacitado para essa instalação.

Instalação de luminárias

Luminárias estão na moda e dão um ar de aconchego muito grande às decorações. Mas, para instalá-las, assim como os ventiladores de teto, é necessário mexer na parte elétrica da casa. Então, para sua segurança, conte com um profissional que entende do assunto!

Pequenos reparos

Além de todos os serviços citados acima, o marido de aluguel também faz pequenos reparos residenciais. Então, se você não sabe como fazer algo (ou mesmo não tem as ferramentas necessárias), conte com o auxílio desses profissionais. São algumas das situações:

Colocação de quadros

Esse é um serviço simples, mas que pede o uso de algumas ferramentas. Caso deseje tentar realizá-lo, aqui vai um passo a passo:

Decida em que parte da parede o quadro será fixado

Aqui, o ideal é que o quadro fique, no mínimo, a 1,60 m do chão. Mas se o quadro for fixado sobre algum móvel, ele precisa ficar a 25 cm da parte de cima da mobília.

Faça a marcação

Feito o passo 1, marque, com a ajuda de um lápis, o ponto em que o prego será colocado.

Saiba como fazer a fixação

Aqui, é hora de escolher: a fixação será feita com prego ou bucha e parafuso?

Caso opte pela primeira opção, o prego, ​coloque-o bem acima da marcação feita com o lápis. Depois, deixe-o inclinado um pouco para cima e martele. 

Já se optar pela bucha e parafuso, use uma furadeira para fazer o furo. Depois disso, encaixe a bucha com o parafuso.

Pronto! Agora é só pendurar o quadro e verificar se tudo está bem firme! Simples, não é? Mas, se for chamar o marido de aluguel para outras tarefas, pode pedir uma forcinha nessa também!

Onde encontrar um bom marido de aluguel?

Agora que você já conhece melhor sobre alguns serviços que podem ser realizados por um marido de aluguel, é preciso saber onde encontrá-lo! Antigamente, era possível encontrar o contato deles pregados em postes pelas ruas ou mesmo depender de indicações de conhecidos. Lembra?

Mas, hoje em dia, como em todos os setores da sociedade, a tecnologia facilitou esse processo. Hoje, é possível encontrar bons maridos de aluguel a partir de buscadores on-line, páginas em redes sociais (nelas, você poderá pedir opiniões sobre os trabalhos realizados previamente)

@jfmaridodealuguel

Quais cuidados tomar ao receber um marido de aluguel na sua residência?

Ao receber um marido de aluguel em casa, você precisa tomar cuidados para a segurança dele, enquanto realiza os reparos residenciais, e para a sua própria segurança também. Vamos a algumas dicas?

Atente às condições de trabalho

Quando o profissional for realizar um reparo na sua casa, tenha atenção ao ambiente e avalie se ele representa algum risco à integridade física do marido de aluguel. Não deixe que ele suba em cadeiras, por exemplo. Caso possível, ofereça ou solicite uma escada. Ao mesmo tempo, verifique se o chão não está molhado por conta de algum vazamento etc.

Esteja presente na hora da realização do serviço

Ofereça a sua presença como apoio para qualquer necessidade que possa surgir. Além disso, esteja presente durante a prestação do reparo.

Não encoste nas ferramentas, fios etc.

Cuide da sua integridade física também e não encoste em fios desencapados, ferramentas ligadas e quaisquer outros objetos que possam machucar você. Além disso, mantenha as crianças longe do espaço em que o serviço será executado.

Só contrate profissionais de empresas reconhecidas

Conforme explicamos no tópico sobre onde encontrar um marido de aluguel, não contrate profissionais sem indicação. Isso, porque algumas empresas que fornecem esse tipo de serviço mantêm todo o histórico do trabalhador, resguardando o consumidor de possíveis riscos.

Anote todos os serviços que devem ser realizados

Muitas vezes, por se tratar de muitos serviços de reparos residenciais, deixamos os problemas se acumularem. Um conserto ali, outro aqui, até que um maior acontece e, finalmente, chega a hora de chamar um profissional. Contudo, para aproveitar a visita, pedimos que esse mesmo prestador resolva todas as pendências, certo?

Não há nada de errado nisso, mas, para não esquecer de nada, faça uma lista com todos esses pontos antes de contratá-lo. Vá em todos os cômodos da casa e anote tudo o que está quebrado, desregulado e o que você não está conseguindo solucionar. Assim, o marido de aluguel poderá organizar melhor o seu dia de trabalho e oferecer um bom resultado!

Quais os benefícios em contratar um marido de aluguel?

Contratar um marido de aluguel pode apresentar muitas vantagens. Além do fator segurança, já que a pessoa que presta esse serviço está capacitada para tal, a prática ainda permite que você tenha mais tempo e resolva questões de forma mais prática e rápida.

Outra vantagem é a praticidade. Se você chama um profissional que entende de diferentes serviços, não precisará contratar várias pessoas para resolver cada problema. Dessa forma, você não só paga um valor mais barato, mas também otimiza o seu tempo.

Viu só como contratar um marido de aluguel pode ser prático? E, como mencionamos, não conte com ele só para serviços simples, como trocar uma lâmpada ou fixar um quadro na parede. Conte com esses profissionais qualificados para ajudar você em todas as demandas. 


Comentários (0)

Deixe seu comentário